segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Aquecimento Global



DO QUE VOCÊ PRECISA:
2 jarras vazias, água.

O QUE FAZER:
Coloque uma colher de chá de água em cada jarra. Coloque a tampa em somente 1 jarra. Deixe ambas ao Sol. Algumas horas depois, volte a olhar as jarras. A jarra aberta estará igual. Já a fechada estará com seu interior bem quente. O calor do Sol entrou mas não pôde escapar.

E ENTÃO:
Quando você aquece óleo, carvão ou madeira, é produzido gás carbônico (CO2) no ar.

O CO2 diminui o movimento do calor que é produzido. Mais CO2 em nosso ar significa o mesmo que colocar o planeta dentro de uma enorme jarra tampada. A Terra receberia calor do Sol, mas não conseguiria se livrar dele, ficando mais quente.

Quando plantamos árvores, criamos um local para armazenar o carbono em CO2. As árvores retiram o carbono do ar, mantendo-no armazenado. Esta é uma razão por que as florestas tropicais são tão importantes - são locais que podem armazenar muito carbono.

A Terra é banhada a cada dia por luz e outras energias do Sol. Nem toda essa energia é saudável. Um tipo de energia que não é boa é a chamada radiação ultravioleta.

Nas regiões altas da atmosfera há um tipo especial de oxigênio chamado ozônio. O ozônio é uma substância química frágil, que possui o tamanho e o formato exatos para absorver a radiação ultravioleta do Sol. A camada de ozônio funciona como imensos óculos escuros para nosso planeta, filtrando a radiação ultravioleta. A camada de ozônio está sendo destruída por produtos químicos, como o CFC.


Educação é certamente a melhor base para se começar a reverter a situação do planeta. Não se importe em educar muitos. Se eduque, eduque um ao seu lado, é assim.
Um parente, um vizinho, um amigo... as pessoas precisam conhecer melhor o Ambiente para poder gostar e assim proteger.
Penso que mais importante que plantar uma árvore seja plantar uma consciência, que pode vir a plantar muitas árvores - ou deixar de pé algumas mais.
É claro que cuidar das águas e das matas, do ar e da terra é muito importante. Mas cuidar da consciência seria realmente o melhor que fariamos, diante do estado atual das coisas

Nenhum comentário: