segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

5 Dicas para o consumo consciente de embalagens



É isso que reservamos para as nossas próximas gerações, um mundo de sacolas plásticas amontoadas no lixo. O melhor é a camiseta do garoto, está escrito "Next Generation".

Tá aí o resultado meu garoto, esse é o mundo que estamos preparando HOJE para o seu amanhã.


O uso irresponsável dos sacos plásticos distribuídos em supermercados e em outros estabelecimentos comerciais é um vilão ambiental cada vez mais combatido. Nesse panorama, surgiram como alternativa as sacolas produzidas em plástico “oxi-biodegradável” que, em tese, teriam impacto menos negativo.



1 - Evite embalagens desnecessárias
Você sabia que cerca de 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens?
Diminua esse desperdício escolhendo produtos com menos embalagens.

2 - Prefira produtos com embalagens retornáveis ou refis
Você sabia que cada vasilhame retornável de bebida pode realizar de 8 a 30 viagens e que embalagens de refis consomem 30% a menos recursos naturais em sua fabricação?
Embalagens Retornáveis e refis diminuem a necessidade de fabricação de novas embalagens, diminuindo também a pressão por recursos naturais.

3 - Utilize sacolas retornáveis
Você sabia que hoje no Brasil são consumidas aproximadamente 35 mil sacolas plásticas por minuto? Tudo isso acaba em depósitos de lixo, leva séculos para se decompor, além de dificultar a decomposição dos outros resíduos.
Ajude a diminuir essa montanha de lixo usando sacolas retornáveis.

4 - Reutilize suas embalagens sempre que possível
Você sabia que 80% das embalagens são descartadas depois de serem usadas apenas uma vez?
Ao perferir produtos com embalagens reutilizáveis você ajuda a diminuir o volume de lixo produzido em sua casa.

5 - Encaminhe as embalagens sem utilidade para reciclagem
Você sabia que reciclar uma lata, comparado com a produção de uma nova, representa uma economia de energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas?
A reciclagem de materiais economiza água, energia e recursos naturais, além de diminuir a quantidade de lixo e dar emprego a milhares de brasilieros.

Estas dicas foram retiradas do site do Ministério do Meio Ambiente, através do programa : Consumo Consciente de EMBALAGEM

5 comentários:

Blog do Franco disse...

...parabéns pela iniciativa!


.. visita meu blog.. tem algumas postagens sobre este assunto.

http://francoemblog.blogspot.com/search/label/responsabilidade%20ambiental


.Abraço

Iolanda disse...

Aqui em casa,nós utilizamos aquelas sacolas de tecido para ir no supermercado,em vez de usar aquelas sacolinhas plásticas,uma medida pratica e muito ecológica =)

DOIDINHA DA SILVA disse...

Eu procuro reciclar caixas ( de todos os tipos )fazendo caixas de presente .....mas preciso ainda melhorar muita coisa...

luany caroline disse...

por favor, alguém sabe quem teve essa iniciativa?

PAPUMM disse...

Olá Luany, a iniciativa surgiu do projeto final do curso de Publicidade do Leandro Telles, formado no final de 2006. Eu tive a ideia de criar o blog para dar ampla divulgacão a ideia